domingo, 25 de janeiro de 2015

Linha do Oriente na Umbanda.














O que é o oriente na Umbanda?
O linha do oriente na Umbanda e relativamente nova.
Alguns Terreiros trabalhão com a linha do oriente, outros não.
Dependendo a linha de umbanda do terreiro pode trabalhar ou não com essa linha.
Independente de tipos de linha de Umbanda e como estamos falando da religião de Umbanda, vamos explicar o que significa desta linha.

Quando pensando em oriente, logo, pensamos em oriente geográfico, certo?
Seria, Japão, India, Tailandia, etc. E quando falamos de Linha do oriente logo vem no a imagem do cigano e cigana.
Com seus adereços e trejeitos correto?

Quando falamos de oriente, na umbanda, estamos falando de outro oriente, não o geográfico.
Na Umbanda Astral (nome dado a Umbanda no plano espiritual) temos o significado diferente.
No plano etéreo o oriente e a onde a luz nasce, a onde o conhecimento nasce. A luz do oriente, essa luz Divina de Deus a onde nasce a evolução e o conhecimento. Essa luz e formado por grandes Mestres e forma o circulo luminoso do grande oriente.
Tendo isso em mente, fica claro que não se trata de lugares geográficos físicos mas sim um lugar ou nível espiritual de grandes conhecimentos.

Se você ler o livro O Guardião da Meia-Noite de Rubens Saraceni da Ed. Madras, mostra uma passagem no grande oriente e o Cavaleiro da estrela guia também.

E o nossos ciganos e ciganas? Como já vimos, na gira do oriente temos imagens com representado por eles.
Vamos tirar agora o arquétipo que conhecemos e vamos agora ver que são só são “ciganos” que trabalham na linha do oriente.
Tudo tem relação do a afinidade. Não só ciganos, pode ser outras etnias, como Astecas, Indianos, Incas, Japoneses, Chineses, Romanos e vários outras que não são estereotipo de cigano. Mas sim se vestem como ciganos para trabalhar. Na sua afinidade pode trabalhar na linha do oriente não só “etnias” pode também médicos ou rezadeiras. Os guias dependendo do grau de evolução pode sim trabalhar e se apresentar em outra linha.
Guias são espíritos evoluídos que podem trabalhar em linhas como Caboclos, preto velhos, exus, etc.
Sim temos ciganos e ciganas que em vidas passadas foram de clãs e agora por sua evolução e afinidade estão trabalhando na linha do oriente.

Na Umbanda temos Santa Clara, a que representa a linha de ciganos, e Mãe Egunita e Xangô como Orixás que dão sustentação.
Nesta linha temos varias legiões de espíritos evoluídos, quando incorporados nos médios, realizam trabalhos fantástico de cura, limpeza, etc.
Sempre eles tem instrumentos de trabalho como, cristais, adagas, ervas, garrafadas entre outros.
Não necessariamente eles podem ter um sotaque espanhol ou roupas de ciganos. Tudo depende do guia ou como o guia chefe pede.
Temos terreiros que trabalham com roupas de ciganos (médios com roupas de ciganos) ou somente de branco.
Muitos guias não pede para o médium fumar pois o fumo impregna as mãos dificultando o trabalho.
Temos como uma figura a cigana como cartomante ou leitora de mão. O que temos que deixar bem claro essa imagem feita nos filmes e desenhos animados não condis com a realidade dos guias do oriente. Muitas pessoas vem giras de ciganos uma oportunidade de saber o seu futuro como um grande oráculo de Delfos. Se fosse assim todos os que vão em giras de ciganos os consulentes, ganhariam na Mega Sena.

Brincadeiras a parte, o que estamos aqui falando e que na verdade não e uma forma oracular mais sim uma forma de aprendizado e evolução do seu emocional. A oportunidade de fazer seus irmãos melhorarem e evoluírem espiritualmente. Isso sim e a verdade riqueza que temos que ter a nossa evolução espiritual e aprendizado. Os espíritos que trabalham nesta linha, tem como sua premissa a liberdade. Liberdade essa de ir e vir, estar com seus afim e fazer a evolução linear e perpetua.

"A sua evolução espiritual, está ligado a sua caminhada, quando mais livre e feliz for mais contato você tem com Deus. Dentro de você tem amor, felicidade e luz. Nós espíritos de luz do oriente damos as orientações para que cada um de vocês achem e busquem sua luz interior, sua paz e felicidade que e um reflexo de Deus em vocês. Não estamos aqui para adivinhar ou achar o grande amor. Estamos trabalhando na luz do oriente para simples evolução do espirito humano através da luz do nosso divino criador, que todos nós temos. Ao conhecer sua luz e felicidade interna vocês serão mais livres e felizes dando mais abrangência na sua evolução espiritual. Assim nos espíritos ciganos temos a missão de mostrar caminhos e linhas para que vocês se libertem de amarras e outros taboos de  religiões concretas. Peso caro leitor que você procure sempre sua luz interna, ao chegar nela faça ela brilhar e quando você olhar, estará em contato direto com nosso criador. “

Umbanda e força e fé. Força e fé em uma religião libertadora que te torna livre para caminhar a nosso divino criador.


Este texto e uma pequena explicação sobre a Linha do Oriente.

Biografia:
Os Ciganos na Umbanda, Lurdes de Campos Vieira e Alberto Marsicano - Editora Madras
A Linha do Oriente na Umbanda, Lurdes de Campos Vieira e Alberto Marsicano - Editora Madras
A Umbanda e o Tao,  Lurdes de Campos Vieira - Editora Madras






Um comentário: